QUEM SOU

  • Psicóloga graduada pela Universidade de São Paulo (USP).

  • Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP).

  • Formação em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae.

 

​No mestrado realizei um estudo psicanalítico sobre mulheres que desenvolveram transtornos mentais no período do puerpério, ou seja, logo após o nascimento de seus bebês. Neste estudo, que resultou de um trabalho clínico de dois anos de atendimento em psicoterapia a cada uma das participantes da pesquisa, trabalhei temas como constituição de feminilidade, de maternidade e relação mãe-bebê, além da relação dessas questões com o desencadeamento dos transtornos mentais e o tratamento destes.

 

Minha experiência clínica inclui, além dos atendimentos realizados no consultório, o atendimento clínico de pacientes de todas as idades pelo período de seis anos no serviço público de saúde, nas modalidades de atendimento individual, casal, família, grupo e oficinas terapêuticas, passando por instituições como Unidades Básicas de Saúde (UBS), em Centro de Atenção Psicossocial infantil (CAPSi) e Centro de Convivência (CECO).

 

Participei por dois anos do Projeto APOIAR do Laboratório de Saúde Mental e Psicologia Social da USP, um grupo de pesquisa e atendimento clínico, no qual atendi durante este período crianças abrigadas.

 

Participei por cinco anos do laboratório Sujeito e Corpo (SuCor) do Instituto de Psicologia da USP, grupo interdisciplinar de pesquisa e intervenção clínica em psicossomática, psiconeurologia e promoção de saúde.

Atualmente participo de três grupos de trabalho no Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. 

 

 

 

Formação complementar

  • Curso de aperfeiçoamento em psicanálise: "Para além da contratransferência: O analista implicado" - ministrado pela psicanalista Gina Tamburrino em 2016 (80 horas de duração) - Instituto Sedes Sapientiae.

  • Evento: "Criação e criatividade" com a psicanalista francesa Radmila Zygouris em 23 de agosto de 2014 (3 horas de duração), promovido pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP).

 

  • Evento: Supervisão clínica com a psicanalista francesa Radmila Zygouris em 22 de agosto de 2014 (2 horas de duração), promovido pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP).

 

  • Reunião Temática: "A fábrica do relato" com a psicanalista francesa Radmila Zygouris em 21 de agosto de 2014 (2 horas de duração), promovido pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP).

 

  • Seminário: "A clínica dos vínculos na abordagem psicanalítica: violência, drogadição, adoção, sexualidade" - 11 a 14 de agosto de 2014 (12 horas de duração) - ministrado pelo Profº Dr. Pierre Benghozi, professor da Université Paris XIII Bobigny, da Université Toulon e Presidente do Institut de Recherche en Psychothérapie. Promovido pelo LAPSO - Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psicologia Social, do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, realizado no Instituto de Psicologia da USP.

 

  • Grupo de estudos sobre a obra do psicanalista inglês Christopher Bollas - 28 de maio a 13 de agosto de 2014 (12 horas de duração), coordenado pelo psicanalista André de Martini. 

 

  • Grupo de estudos sobre a obra de Sigmund Freud, coordenado pelo psicanalista Daniel Delouya da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. (período de mar. de 2008 a dez. de 2009).

 

  • Seminário “Winnicott e a evolução da psicoterapia de crianças (teoria e técnica) com particular referência ao caso Piggle” – 18 a 20 de setembro de 2012 – ministrado pelo Profº Dr. Alfred Christopher Reeves (Consultant child psychotherapist, Devon & Cornwall Health Authority, Inglaterra), promovido pelo Departamento de Psicologia Clínica, realizado no Instituto de Psicologia da USP.

 

  • Seminários Abertos sobre Vínculos de Família e Casal – abril a dezembro de 2011 – promovido pelo Centro de Atendimento da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP).

 

  • Seminário “Introdução ao tratamento da identidade do adolescente: uma modificação da psicoterapia com foco na transferência no tratamento da patologia da personalidade” – 15 e 16 de agosto de 2011 (12 horas de duração) – ministrada pela Profª Dra. Pamela Foelsch da Faculdade de Medicina Weill da Universidade de Cornell, EUA, promovido pelo Departamento de Psicologia Clínica, realizado no Instituto de Psicologia da USP.

 

  • Conferências do psicanalista francês Jacques André “A violência no rosto. O après-coup dos traumas precoces”, “Ainda. A regressão ignora o tempo” e “O acontecimento e a temporalidade. O après-coup no tratamento” – 27 a 29 de agosto de 2009 – realizadas na Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP).

 

  • Grupo de estudos sobre as concepções de Enrique Pichon-Rivière. – março a junho de 2005 – coordenado pela Profª. Drª. Ismênia de Camargo – promovido pelo Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psicologia Social do Instituto de Psicologia da USP.

 

  • Curso: Transtornos Abrangentes do Desenvolvimento – 4 a 8 de julho de 2005 (15 horas de duração) – promovido pelo Laboratório de Saúde Mental e Psicologia Clínica Social (APOIAR) do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP.