Sobre a Psicanálise

A psicanálise é um método de tratamento desenvolvido por Sigmund Freud, baseado em conceitos relativos a processos mentais inconscientes, cuja descoberta se deu a partir da observação clínica de Freud de que os indivíduos geralmente desconhecem muitos dos fatores que determinam as suas emoções e comportamentos. Esses fatores inconscientes podem ser fonte de sofrimento considerável, podendo manifestar-se na forma de sintomas físicos ou psíquicos, dificuldades nos relacionamentos em geral ou alterações no humor e na autoestima.

 

O tratamento psicanalítico pode revelar como esses fatores inconscientes afetam as relações atuais e produzem padrões de comportamento que podem prejudicar o desenvolvimento da pessoa em diversos aspectos de sua vida, ajudando desta forma o indivíduo a lidar melhor com suas dificuldades. 

 

É grande a contribuição da Psicanálise na compreensão do desenvolvimento mental, do funcionamento dos processos mentais e de como estes nos ajudam ou dificultam a lidar com as vicissitudes da vida. 

 

A psicanálise tem sido continuamente desenvolvida desde Freud, tanto em teoria quanto em técnica, a partir da contribuição de diversos psicanalistas ao redor do mundo, resultado de um intenso trabalho clínico e de pesquisa.